Começa hoje, sexta-feira (6), a campanha de vacinação antirrábica animal, que tem a meta de imunizar 160 mil cães e gatos. A ação, da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será feita por 245 técnicos que atuarão em toda a cidade até o mês de dezembro para garantir que não haja registro de casos de raiva, uma doença que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao homem.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos com idades a partir de três meses.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que a raiva está sob controle na capital maranhense, mas a situação precisa ser mantida. “A gestão do prefeito Edivaldo tem investido na vigilância e prevenção, porque a única forma de evitar a raiva é com a imunização dos animais”, afirma o secretário.

A campanha acontece às sextas-feiras e sábados e será realizada de casa em casa. Desta forma, a Semus pede a colaboração da população permitindo a entrada dos vacinadores, que estarão uniformizados e com identificação. Além disso, a coordenação recomenda que os proprietários de cães e gatos auxiliem os vacinadores segurando os animais para facilitar a aplicação da vacina.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), João Batista Pires, informa que devem ser vacinados todos os cães e gatos com idades a partir de três meses, com restrições apenas para animais que estejam doentes ou fêmeas no último mês de gestação.

“A raiva é uma doença causada por um vírus mortal tanto ao homem quanto aos animais, e ela é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. Por isso, é fundamental a vacinação”, explica João Batista Pires.

Bairros

A primeira etapa da campanha será realizada nos bairros Centro, Liberdade, Diamante, Camboa, Vila Gorete, Sitio do Meio, Floresta, Fé em Deus, Monte Castelo, Lira, Belira, Apeadouro, Macaúba, Vila Bessa, Veneza, Retiro Natal, Madre Deus, Goiabal, Areinha, Bairro de Fátima, Parque Amazonas, João Paulo, Coroado, Jordoa, Redenção, Barés, Ivar Saldanha, Barreto, Vila Passos, Coreia de Cima, Coreia de Baixo e Veneza. As visitas dos vacinadores acontece nos horários de 13h às 17h (sexta-feira) e das 7h às 14h (sábado)


Deixe um comentário!
  • Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.