Coronel Pedro Ribeiro assume o comando da Polícia Militar do Maranhão

Coronel Pedro Ribeiro assume o comando da PMMA

O Coronel QOPM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis assumiu o comando geral da Polícia Militar do Maranhão na última quarta-feira (12), durante cerimônia realizada no quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luís. A solenidade, presidida pelo Secretário de Estado de Segurança, Jeferson Portela contou com a presença de autoridades militares e civis, poder Judiciário, forças armadas, oficiais e praças da PMMA. O coronel Pedro Ribeiro assume o cargo em substituição ao coronel Ismael de Souza Fonsêca, que estava à frente da Corporação desde abril de 2019.

O coronel Ismael Fonsêca, em sua fala de despedida do comando da PM, destacou os resultados obtidos durante sua gestão. “Entrego hoje o comando da PM com o sentimento de dever cumprido, uma excelente experiência. Trabalhamos com muito afinco pela segurança do nosso Estado, onde conseguimos reduzir de forma expressiva os índices de criminalidade tanto no interior do estado como na capital maranhense”, o oficial finalizou . agradecendo o apoio recebido e desejou sucesso ao novo comandante.

Durante a solenidade o novo comandante da PM, coronel Pedro Ribeiro, recebeu a espada símbolo do Comandante Geral. A espada é o ícone laureado pela tríade dos valores de virtude, justiça e poder, da autoridade policial militar investida na posição hierárquica no mais alto posto da corporação.

O coronel Pedro Ribeiro, em discurso expressou satisfação e felicidade em ser nomeado comandante da PMMA. “Prometo corresponder as expectativas de todos para diminuir os índices criminais no Maranhão”, frisou. Na oportunidade o novo comandante agradeceu ao apoio do Governador do Estado e do Secretário de Segurança do Maranhão.

O Secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, parabenizou o novo comandante geral da PM e reforçou o trabalho de combate à criminalidade exercido pelas forças de segurança. “Hoje é mais um dia de glória na história da PMMA que terá continuidade com o coronel Pedro Ribeiro, que seguirá a mesma linha no combate ao crime”. Ressaltou o secretário.

Perfil do comandante

O coronel Pedro Ribeiro tem uma trajetória militar voltada para a operacionalidade e vários cursos acumulados ao longo da carreira. Já comandou várias unidades da capital e do interior e exerceu a função de subcomandante da PMMA.

Foi promovido ao posto de coronel em 2014. É pós-graduado em Segurança Pública, possui vários cursos em outras unidades da federação e um curso em Técnicas e Sistemas de Segurança aplicáveis ao Poder Judiciário, em Orlando, Flórida, Estados Unidos.

Mais sobre a PM

Ao longo dos seus 183 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, com três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, dois Comando de Policiamento Especializado e um Comando de Segurança Comunitária, localizados na capital, e no interior do Estado, oito grandes Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *